Um ateu de visita a Fátima

26/12/2016

Hoje fui a Fátima, com os meus pais e o meu irmão, apesar de toda a minha contrariedade face à religião (toda ela, não desgosto do Budismo, mas isso é porque não a encaro como religião no seu sentido lato). Fátima é um bocado como qualquer casino de Las Vegas. As pessoas não ganham nada em lá ir, mas vão pelo prazer de serem enganadas. Nada contra, só cai quem quer, claro, ou quem esteja à beira da morte ou qualquer coisa parecida, e então esses pensam: “o que é que vou fazer para ficar melhor da saúde?” “AH, JÁ SEI! Vou descer de joelhos um passadiço gigante e dar 43 voltas à capela e pode ser que fique melhor!”. E depois acabam por morrer, claro, andaram a esforçar-se e o coração não aguenta, mas caso haja uma pessoa (!) que do nada fique melhor e se salve, FOI DEUS, FOI JESUS, NOSSO SALVADOR!

Outra coisa que me irrita é aquelas velas gigantes que as pessoas queimam. É que não faz sentido, absolutamente nenhum, queimar alguma coisa para ajudar os outros, mas tem imensa piada imaginar uma mãozinha invisível por cima da cabeça das pessoas a mexê-las tipos fantoches.

(pensem lá agora na vossa vida, talvez isto seja tudo um Truman Show ou um mundo virtual tipo Westworld).

Já o negócio das missas, espetáculo, fica tudo em silêncio sem me chatear e posso-me concentrar em tirar selfies com a Basílica de fundo e a #deusnocomando na descrição. Eu gosto muito da religião, claro, dá para ter discussões acirradas com escuteiros e acólitos e dantes até me davam um bocado de pão sem sal que acho que era como se fosse recompensa por ter estado na missa até ao fim (apesar de preferir o vinho do padre, mas isso é outra história). A religião era melhor se terminasse com as guerras em vez de as começar, por exemplo, mas isto é a minha opinião e de nada vale. Mas que Fátima é um bocado constrangedora, é, não posso andar na rua sem me oferecerem terços a 5 euros ou quadros de Jesus na cruz a ser cuspido por judeus a 10. Depois não me digam que isto da religião não é uma roubalheira. Ámen.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: